Seguidores

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

8- O QUE É APRENDER A APRENDER?????

Insisto em dizer, para acontecer o “APRENDER A APRENDER”, eu como professor devo estar preparado para uma mudança na forma de planejar as aulas e enxergar os alunos, a mim mesmo e principalmente o processo de ensino e aprendizagem.
Devo reciclar-me, não posso promover algo que não domino.
Preciso mudar conceitos, romper paradigmas, desrotular pessoas e valorizar o ser humano que esta representado pelo aluno. Compreender que não sou o centro de tudo e detentor único do conhecimento e total poder dentro da sala de aula, tenho que aprender junto com os alunos.


Precisamos todos:
- Aprender a aprender.
- Aprender a fazer.
- Aprender a ser.
- Aprender a se comportar.
Isso não é tão fácil, significa uma reforma interior, uma reformulação do ser humano.
Os alunos devem estar cônscios da necessidade do seu engajamento no programa ajudando a maquina a girar suas engrenagens, assim poderão verdadeiramente se apropriar dos conhecimentos.
Se não estiverem dispostos a aprender nada poderá ser feito.
Devo estimular os alunos a buscar resultados e formas para resolver os problemas propostos em sala de aula, com pesquisas, trabalhos, relatórios, tarefas em grupo, debates em grupos, situações problemas e desafios, juntos (aluno e professor) devemos buscar uma forma onde a população da sala participe de forma intensa.
O aluno deve ser estimulado a dar opiniões, questionar, tomar decisões, desenvolver atitudes, rever situações, mudar de opinião, re-significar conceitos entre outras situações necessárias para a vida moderna e ganhar a consciência de que isso irá ajudá-lo a aprender mais e com mais qualidade. Deve estar aberto para uma nova forma de absorção do saber e do conhecimento. Isto de alguma forma deve fazer diferença na vida deles, ajudando a terem uma nova visão do mundo.
A forma conteudista (onde só se passa conteúdo) o aluno é um participante passivo e um eterno desestimulado.
Prof. Oswaldo Luiz de Moraes

7- Quanto maior a interação entre professor e aluno melhor ficará a aula.

Quando estamos focados no objetivo da aula, não perdemos o raciocínio do objeto em estudo ou análise.
Isto resulta numa assimilação maior do proposto, consequentemente a equipe leva vantagem, todos aprendem mais.
Boa sorte a todos nós.
Prof. Oswaldo Luiz de Moraes