Seguidores

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

14-NOVAS IDÉIAS PARA 2010

Estamos no final do ano, termina mais um semestre letivo, e já estou pensando no primeiro semestre 2010.
Pensando em melhorar ainda mais a qualidade das aulas sob a minha responsabilidade.
Estamos em meio a mudanças no que diz respeito a forma de ensinar e aprender, novos conceitos e o mais importante a reformulação na forma de pensar escola.
A nova forma de ensino/aprendizagem envolve profundamente mudanças pessoais que podem ser profundas ou ate mesmo uma simples forma de encarar fatos e pessoas.
Mudar o foco significa ver o aluno de forma mais real, perceber como ele age, características, caráter, intenções, objetivos, conduta, postura, perfil e modificar para melhor estes fatores, interferindo no mesmo através da mediação.
Sinalizar ao aluno como funciona o sistema novo de aprendizagem, a escola, esclarecer as regras e as condutas desejadas.
Apresentar as idéias de que o professor não é mais aquela figura totalmente soberana e ditador, e sim um mediador de conhecimentos e resultados, tem uma forma de atuar e também tem emoções a serem administradas.
A época das idéias de ensino classificatório, meritório, eliminatório que simplesmente incluíam ou excluíam pessoas acabou. Todos devem saber que possuem capacidades e potenciais, que devem ser descobertas, exploradas e adaptadas segundo as necessidades de sua formação profissional, pessoal e comportamental.
Apresentar uma forte noção de trabalho em equipe, respeito mútuo e principalmente uma campanha que beneficie a disciplina, clarificando que a mesma é uma das grandes responsáveis pela melhor qualidade da aula.

Prof. Oswaldo Luiz de Moraes