Seguidores

domingo, 15 de novembro de 2009

O QUE FAZER PARA DAR CERTO?

Na minha opinião, para a educação dar certo e entregarmos ao mercado pessoas que possam ver o mundo de forma diferente e capazes de mudá-lo, precisamos ter pessoas bem formadas, capacitadas e competentes, onde principalmente se apropriem de valores e princípios morais, humanos e emocionais. Para isso deve haver alinhamento entre todos os envolvidos com a formação, o governo, as entidades educacionais, as diretorias das entidades, orientadores pedagógicos, professores, etc. Todos devem estar na mesma sintonia, seguindo a mesma linha de trabalho, não adianta implantar um sistema de ensino só na sala de aula e todo resto não se alinhar e trabalhar de outras formas que não a própria mediação. Se na sala de aula tivermos mediação o resto do sistema não faz sentido administrar com sistemas arcaicos, temos que destituir as formas punitivas, classificatórias, autoritárias entre outras formas que não cabem mais dentro de um sistema mais sofisticado emocionalmente. É preciso que tenhamos uma tecnologia tanto física quanto de ensino/aprendizagem mais avançada dentro das salas de aulas, de quando datam os quadros negros?


A mediação deve começar no topo da pirâmide caso contrario teremos dificuldade de fazer as coisas funcionarem. E talvez também esteja ai o problema

Não adianta deixarmos a reforma por conta dos professores e alunos, toda a cadeia deve sofrer modificações e participar da formação como um único corpo docente.

Prof. Oswaldo Luiz de Moraes