Seguidores

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

11-Indisciplina, fator que impede uma aula de qualidade.

De onde vem tanta indisciplina na escola moderna? Será que os indisciplinados são assim também em seus trabalhos e em suas casas? Será que os que desrespeitam o ambiente escolar são os mesmos que fazem ou farão parte daqueles motoristas que colocam em perigo suas vidas e as vidas alheias?

Os indisciplinados são aqueles que foram criados sem limites, mimados cheios de dengos e excesso de liberdade e que nunca foram contrariados e que sempre foram o centro das atenções.
Pode também, ser os que foram criados sob violências e agressões e não aprenderam a conviver com a democracia.
Não sabem respeitar regras e normas, acreditam ser acima de qualquer parâmetro de obrigação para com os que os cercam.
Segundo alguns psicólogos, hoje existe a desvalorização e a banalização do ensino pela grande maioria da sociedade.
A indisciplina na sala de aula, é uma falta de respeito para com os demais colegas, o indisciplinado sempre rouba atenção para suas necessidades emocionais chamando para si o foco das atenções, não revela nada de importante quando se pronuncia e não deixa os outros aproveitarem o aprendizado.
Os indisciplinados devem ser cobrados por todos os colegas, deve ser comunicado que esta atrapalhando e tirando a qualidade da aula e que os demais estão interessados.
Os dirigentes das entidades devem fazer um trabalho mais ativo visando o esclarecimento e a orientação dos indisciplinados afim de incluí-los novamente no processo.
Quando este aluno se manifesta com indisciplina, esta automaticamente se excluindo da aprendizagem.
Uma característica muito forte destes alunos é que não admitem serem chamados a atenção, ficam irritados e sentem-se injustiçados
 Sem a colaboração de todos nada ou muito pouco conseguiremos.

Prof. Oswaldo Luiz de Moraes