Seguidores

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

17-Trabalhar na perspectiva da Pedagogia de Competência nos remete para adoção de uma prática pedagógica que:




1-privilegia metodologias ativas centradas no sujeito que aprende, com base em ações desencadeadas por desafios, problemas e projetos;

2-desloca o foco do trabalho educacional do ensinar para o aprender, do vai ser ensinado para o que é preciso aprender no mundo contemporâneo e futuro;

3-valoriza o docente no papel de facilitador e mediador do processo de aprendizagem;

4-visa formar alunos com autonomia, iniciativa, proatividade, capaz de solucionar problemas, alcançar a metacognição, realizar auto-avaliação e por conseqüência, conduzir sua autoformação e aperfeiçoamento;

5-enfatiza a importância do planejamento sistemático das atividades e projetos para o exercício das competências pretendidas, bem como do processo de avaliação.


É importante ressalta que uma prática pedagógica eficaz não depende somente do docente, mas de toda a equipe envolvida no processo de aprendizagam. O docente é fundamental neste contexto de mudança.


(texto extraído do norteador da prática pedagógica/formação com base em competências)