quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
17-Trabalhar na perspectiva da Pedagogia de Competência nos remete para adoção de uma prática pedagógica que:
1-privilegia metodologias ativas centradas no sujeito que aprende, com base em ações desencadeadas por desafios, problemas e projetos;
2-desloca o foco do trabalho educacional do ensinar para o aprender, do vai ser ensinado para o que é preciso aprender no mundo contemporâneo e futuro;
3-valoriza o docente no papel de facilitador e mediador do processo de aprendizagem;
4-visa formar alunos com autonomia, iniciativa, proatividade, capaz de solucionar problemas, alcançar a metacognição, realizar auto-avaliação e por conseqüência, conduzir sua autoformação e aperfeiçoamento;
5-enfatiza a importância do planejamento sistemático das atividades e projetos para o exercício das competências pretendidas, bem como do processo de avaliação.
É importante ressalta que uma prática pedagógica eficaz não depende somente do docente, mas de toda a equipe envolvida no processo de aprendizagam. O docente é fundamental neste contexto de mudança.
(texto extraído do norteador da prática pedagógica/formação com base em competências)
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