Seguidores

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

12- PROFESSORES, COMO AGIR DIANTE DA INDISCIPLINA????

Este artigo foi extraído do http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/formar/outros/indisciplina.htm 
Como prevenir comportamentos indesejáveis numa aula?
A prevenção deverá ser ponderada.

No inicio do ano escolar os desconhecidos encontram-se com apreensão. Tanto o professor como os alunos fazem avaliações mútuas. O professor utiliza estratégias mais ou menos adequadas de modo a prevenir comportamentos indesejáveis. Define as regras comportamentais, de um modo explicito ou não, entre os alunos e entre si e eles, principalmente se a turma se mostra muito indisciplinada. Regras estas que vão sendo reforçadas ou tornam-se flexíveis ao longo do ano, paralelamente a uma piora ou uma melhoria das atitudes dos alunos.

O professor é um líder. Para os alunos, o professor é a imagem de um ideal (positivo ou negativo), queira-se ou não.

Um objetivo do professor é favorecer um determinado modelo de conduta. Favorecer o desenvolvimento de comportamentos e uma forma de estar na vida para o aluno.
O professor assume no início algumas atitudes, que ao longo do ano se tornam mais ou menos flexíveis:
- mostrar-se sério nas primeiras aulas, não tendo um sorriso fácil;
- impedir ou limitar as saídas durante a aula;
- não permitir que se levantem do lugar sem que peçam autorização;
- não permitir que troquem materiais sem que peçam autorização;
- dispor os alunos em lugares fixos de modo a favorecer a cooperação e a concentração;
- quando um aluno ou o professor fala os outros escutam;
- não confundir a simpatia com o "porreirismo da silva".
Se o professor assumir uma atitude disponível mas realista, dando confiança aos alunos mas sem perder a situação e sem se mostrar inutilmente permissivo, é possível que consiga evitar alguns conflitos.
É muito importante a fase inicial do ano. Torna-se conveniente evitar o mais possível o recurso a castigos e a críticas. O professor deve assumir a atitude de quem detém um poder mas não se sabe bem quanto nem quando o vai usar. Se um professor usa demais as mesmas armas, acaba por ficar desarmado. Não é aconselhável a censura permanente, sendo mais adequado ignorar os comportamentos incorretos que não perturbem diretamente com o desenrolar da aula. Utilizam-se estratégias adequadas a cada aluno e a cada situação.

A seguir apresentam-se a algumas estratégias que o professor pode adotar para prevenir comportamentos indisciplinados.
» Refletir sobre as atitudes e funções do professor.
» Planificar a aula cuidadosamente em todos os seus momentos. Promove-se a concentração. Quanto mais eficaz e bem organizada for uma aula, melhor vai ser o comportamento de cada aluno.
» Cativar os alunos para a sua disciplina, de modo que eles não digam que "a verdadeira vida é lá fora".
» Observar cada aluno.
» Favorecer o desenvolvimento da autoconfiança.
» Fomentar o respeito mútuo entre os alunos e entre os alunos e o professor.
» Discutir com os alunos o regulamento de uma turma, respeitando-o e fazendo-o respeitar.

Um comentário:

  1. Acredito que todos os pontos colocados são de suma importancia, sou professor da rede estadual do Paraná e tenho usado ao longo da minha vida no magistérios algumas dessas estratégias e posso dizer que sempre obtive sucesso, o domínio das aulas e o respeito dos alunos se consegue a partir dos primeiros dias de aula, mostrando que se pode ser amigo, impor limites sem ter a necessidade de criar grandes conflitos; e o que é indispensável: Conhecer o aluno individualmente e agir da mesma maneira com coerencia e sabedoria.

    ResponderExcluir